Relatório Anual 2020 das Associações de Poupança e Empréstimo da Aldeia - CARE

Village Savings & Loan Associations Relatório Anual 2020

Mulheres mascaradas se reúnem em uma loja de costura para uma reunião da VSLA.

Foto: Ollivier Girard / CARE

Introdução

Em 2018, lançamos nossa Village Savings & Loan Association (VSLA) estratégia de escala, com a meta de atingir 50 milhões de mulheres e meninas (62 milhões de pessoas) em países com as maiores taxas de desigualdade de gênero e disparidade econômica, até 2030. Mal sabíamos que seríamos confrontados com uma pandemia global que teria um impacto catastrófico em múltiplas dimensões da vida das mulheres, aprofundando as desigualdades de gênero.

VSLA 2020 Relatório Anual PDF

A Nossa Resposta COVID-19 precisa ser rápido e ágil. Com a orientação de inspiradores membros da VSLA em todo o mundo, o apoio de nossos doadores e a engenhosidade de nossos parceiros, continuamos nos adaptando e flexibilizando. Os VSLAs se tornaram uma força para o bem durante esta pandemia, apoiando as respostas da comunidade, compartilhando mensagens de saúde importantes e reorientando as finanças para se adaptar à crise. Apesar dos desafios, dobramos o ritmo de novas formações de grupo VSLA, adicionando quase um milhão de novos membros VSLA em 2020.

Nosso foco em dimensionar o modelo VSLA é agora mais importante do que nunca, trabalhando lado a lado com governos e o setor privado para desenvolver modelos escaláveis ​​para diferentes contextos e setores. Colocar as mulheres no centro desse processo continua sendo essencial e continuamos a liderar as mulheres em todo o mundo, conforme elas definem suas necessidades, prioridades e ideias.

Infográfico: Existem 4 maneiras pelas quais novos VSLAs serão formados.
Infográfico: Existem 3 áreas de investimento que irão acelerar o ritmo de crescimento e aprofundar o impacto dos VSLAs.

Integração de programa

Integrar VSLAs em toda a programação da CARE é uma parte essencial de nossa estratégia de dimensionamento e da Visão 2030 da CARE International. Isso significa não apenas apoiar a formação de VSLA como uma atividade autônoma, mas também integrá-los em nossas áreas temáticas, como educação e segurança alimentar e nutricional. Essa abordagem pode ter um impacto maior e abordar várias barreiras.

Em Ruanda, envolvemos os membros da VSLA em Diálogos de Casais e Ativismo Comunitário. A combinação resultou em uma redução de 55% na violência doméstica e um aumento de 20% na renda. Na Etiópia, os membros do VSLA alcançaram um aumento de 80% na segurança alimentar, um aumento de 84% na renda e um aumento de doze vezes na economia como resultado da combinação de VSLAs com transferências de dinheiro e pacotes de alimentos e nutrição.

O programa de Sub-Carteiras Digitais da CARE em Uganda foi projetado para melhorar o acesso das mulheres ao financiamento formal pela abordagem das normas sociais familiares. Isso foi feito por meio do diálogo familiar, que ajudou a aumentar a agência das mulheres e a mudar as normas sociais que estavam limitando seu controle sobre a renda e o acesso ao financiamento formal. Ao final do projeto, quase três quartos das mulheres haviam alcançado suas metas financeiras e 81% haviam visto uma mudança no comportamento de seus maridos. No próximo ano, continuaremos a integrar esses tipos de modelos em novos programas, garantindo que o poder dos VSLAs possa ser totalmente aproveitado.

Infográfico: Conquistas do VSLA 2020

Adaptação COVID-19

Com o apoio da Arthur M Blank Family Foundation, conseguimos redirecionar rapidamente os fundos para uma pesquisa móvel COVID-19 em Malauí, Nigéria e a Tanzânia. Isso está nos ajudando a entender como as mulheres em VSLAs estão lidando com a situação, o que precisam e como suas economias e empréstimos foram afetados pela pandemia. Os resultados preliminares nos permitiram influenciar as partes interessadas a ouvir as necessidades das mulheres e envolvê-las na resposta.

“Fizemos uma série de adaptações em nossa programação como resultado da pesquisa móvel. Descobrimos que a poupança e os empréstimos dentro dos VSLAs estavam diminuindo, então integramos as transferências de dinheiro aos grupos para aumentar sua liquidez e mantê-los em funcionamento durante esse período difícil. Também descobrimos que muitas meninas em idade escolar engravidaram durante o bloqueio e não estavam voltando para a escola. Agora, conseguimos fundos para que possamos apoiar essas meninas para que continuem seus estudos ”. - Clement Bisai, CARE Malawi

Mulheres mascaradas se reúnem em uma reunião da VSLA.
Mulheres de um VSLA no norte da Nigéria estão sendo consultadas sobre suas prioridades e necessidades em resposta ao COVID-19. Foto: Habeeb Sulaiman / CARE
Gráfico: Como o número de membros VSLA mudou ao longo do tempo?

Envolvendo o Setor Público

Conforme avançamos em direção à nossa meta de 2030, a CARE mudará da implementação direta para a formação de VSLAs por meio de parcerias dos setores público e privado. Pretendemos alcançar 25 milhões de mulheres e meninas dessa forma. Nosso Relatório do estado da prática mostra que vinte governos na África Subsaariana já incorporaram grupos de poupança em suas políticas e programas de inclusão financeira e proteção social. Mas sabemos que integrar grupos não é o fim do caminho. Nosso objetivo é servir como um parceiro e um aliado crítico para os governos à medida que eles tomam difíceis decisões de investimento e desenvolvem a capacidade de cumprir seus objetivos. Dessa forma, ajudaremos as mulheres a progredir em direção ao empoderamento, avançando na inclusão financeira, na prestação de serviços de saúde, na educação e no engajamento econômico e social.

Com base em 20 anos de experiência e influência, a CARE está fornecendo formalmente apoio técnico ao Governo de Uganda pela primeira vez. Juntos, estamos fortalecendo o ambiente legal e regulatório para grupos de poupança, ao mesmo tempo em que garantimos que seus programas de proteção social integrem melhor os VSLAs e alcancem resultados de empoderamento econômico das mulheres. Através desta parceria, pretendemos apoiar o impacto em grande escala no Uganda, ao mesmo tempo que criamos um modelo que a CARE e outros possam seguir para integrar grupos de poupança em políticas e programas governamentais de apoio à mudança económica, financeira, social e política.

Uma mulher segurando um balde sorri.
“Tenho muito orgulho de trabalhar juntos em nosso grupo VSLA. Antes cada um de nós trabalhava sozinho em casa, mas agora somos uma equipe. Agora estamos mais conscientes de nossas habilidades individuais e coletivas. ” - Sekongo Dieneba, produtor de manteiga de karité, Costa do Marfim. Foto: Tim Mwaura / CARE

Envolvendo o Setor Privado

O Programa Mulheres para a Mudança, liderado pela CARE e financiado pela Mars, visa aumentar o potencial das mulheres nas comunidades produtoras de cacau. O programa visa melhorar a equidade de gênero nas famílias e nas comunidades, ao mesmo tempo que apóia o aumento da poupança, o aumento e a diversificação da renda, melhores taxas de matrícula escolar e aumento da nutrição. O programa também visa mudar as normas sociais e reduzir a violência de gênero, envolvendo os homens e encorajando a poupança conjunta e a tomada de decisões. O modelo é baseado no conceito de que uma comunidade saudável e financeiramente estável é também uma comunidade produtiva. Desde 2016, mais de 24,000 grupos VSLA foram estabelecidos com mais de $ 2.9 milhões de dólares economizados. Com base nos resultados desta parceria, a CARE visa expandir o modelo em toda a cadeia de abastecimento do cacau, bem como em outras cadeias de commodities, como arroz e chá.

“A CARE tem sido um parceiro fundamental para o nosso Cacau para Gerações estratégia. Sua forte experiência e forma colaborativa de trabalho nos permitiu aumentar as oportunidades de renda das mulheres, fortalecer a proteção à criança e muito mais. Incentivados pelos resultados, expandimos nossa parceria CARE com um investimento de $ 10 milhões de USD. Estamos entusiasmados em continuar nossa jornada, aumentar nosso alcance e ajudar a alcançar maior empoderamento econômico para as mulheres. ” - Kim Frankovich, vice-presidente global de sustentabilidade do cacau, Mars Wrigley

Edifícios atrás de uma cerca de arame em um campo de refugiados na Jordânia.
Acampamento de Azraq, Jordânia. Foto: Katherina Katzer / CARE

Adaptando-se para emergências

Em 2020, conduzimos uma grande consulta sobre VSLAs em ambientes de emergência complexos com líderes internacionais, agências pares e colegas da CARE em 45 países. Descobrimos que os VSLAs são eficazes no empoderamento de refugiados e pessoas deslocadas e, em particular, que os VSLAs e os esquemas de transferência de dinheiro podem desempenhar papéis altamente complementares. Como nunca antes, essas funções foram colocadas à prova enquanto grupos em todo o mundo lidavam com os impactos sociais, econômicos e de saúde do COVID-19.

A CARE está agora liderando e testando um modelo adaptado de VSLA em Emergências no Iêmen, Nigéria, Etiópia e Jordânia, com a intenção de fortalecer a qualidade e o impacto da programação de emergência. Este modelo visa promover a resiliência e garantir que uma resposta de emergência de curto prazo, como esquemas de transferência de dinheiro, possa evoluir para uma prosperidade de longo prazo, ao vinculá-la aos VSLAs. Este novo modelo pretende ser um nexo entre a programação de emergência e desenvolvimento que centra as perspectivas e o controle das mulheres.

Transformação digital

As ferramentas digitais são o principal catalisador para aumentar a escala de inovações sociais como VSLAs. A tecnologia pode nos ajudar a envolver os membros do VSLA de forma mais eficiente, aprofundar nosso impacto e reduzir custos. A pandemia COVID-19 mudou a maneira como muitos VSLAs se reúnem, economizam e emprestam e há uma necessidade urgente de aumentar as reuniões presenciais tradicionais com envolvimento digital e oportunidade.

CARE's Chomoka A iniciativa oferece aos grupos de poupança, e às mulheres em particular, um ponto de entrada de baixo risco para a economia digital e pode ajudá-los na transição do financiamento informal para o formal. A inovação está agora ao vivo com mais de 10,000 usuários na Tanzânia e se expandindo para Uganda, Quênia, Costa do Marfim, Gana e Ruanda em 2021.

Duas mulheres olham para um telefone celular.
Membros do VSLA na Tanzânia testando o aplicativo Chomoka. Foto: Mark Malhotra / CARE

Ação Coletiva Feminina

A ação coletiva é um catalisador central para nossa estratégia de expansão em níveis local, regional e global. Pode capacitar os membros do grupo e influenciar os detentores de poder. Em parceria com a Fundação Bill e Melinda Gates, estamos investindo no envolvimento das mulheres em VSLAs e ouvindo suas prioridades. O programa Women Respond está perguntando a quase 6,000 mulheres em VSLAs em seis países, como estão sendo afetadas pela crise do COVID-19 e como estão respondendo. Aproveitando as ferramentas móveis, estamos consolidando um conjunto de dados e visualização sem precedentes. Isso está apoiando a CARE e nossos parceiros do governo local aos diálogos globais para melhor compreender e ser guiada pelas vozes e ações coletivas das mulheres.

Foto: Michael Tsegaye / CARE
Foto: Massresha Tadesse / CARE

Prioridades para 2021-2022

• Criar um sistema que incorpore ativamente as vozes das mulheres ao responder às suas necessidades, incluindo o compartilhamento de aprendizados sobre a resposta COVID-19.
  • Acelerar parcerias com governos e o setor privado para desenvolver modelos replicáveis ​​e permitir um aumento exponencial no ritmo de formação de novos grupos.
  • Pesquisando profundamente a replicação 'viral' do VSLA para entender melhor esse fenômeno, em parceria com a Universidade da Geórgia.
  • Usando abordagens inovadoras e tecnologia para atender às necessidades imediatas das mulheres em VSLAs.
  • Refinar nossos sistemas internos de monitoramento e avaliação para acompanhar melhor o desempenho do VSLA nos domínios financeiro, econômico, social e político.
  • Adaptando nosso modelo padrão para alcançar populações em crise.

Para mais informações por favor entre em contato:

Vidhya Sriram

Diretor Adjunto da Equipe VSLA Global

vsriram@care.org

Como um grupo de poupança para mulheres no Níger se reuniu para fornecer mais de 10,000 máscaras

Depois que seus empregos desapareceram devido ao coronavírus, a presidente do grupo de poupança, Aïchatou Cheitou, ajudou a concentrar o grupo na produção de máscaras e sabonetes e iniciou um programa de ajuda mútua para garantir que as famílias de sua comunidade tivessem o suficiente para comer.

Saiba mais
Como duas mulheres na Costa do Marfim ajudaram outras mulheres a se tornarem banqueiras

Salamatou e Fati são um grande motivo pelo qual a CARE apoia mais de 260,000 mulheres em grupos de poupança na Costa do Marfim. Agora, esses grupos estão desempenhando um papel fundamental na educação das mulheres sobre o coronavírus.

Saiba mais