Organizações de Ajuda Exortam Governos a Dedicarem Um Dia de Gastos Militares para Combater a Fome - CARE

Organizações de Ajuda Solicitam Governos a doar Gastos Militares de Um Dia para Combater a Fome

#FightFamine. Retratos de várias pessoas.

Apenas 26 horas de gastos militares globais são suficientes para cobrir os US $ 5.5 bilhões necessários para ajudar aqueles que estão em maior risco.

Um ano depois que a ONU alertou sobre “fomes de proporções bíblicas”, Os doadores ricos financiaram apenas 5 por cento do apelo de segurança alimentar de US $ 7.8 bilhões da ONU para 2021.

Mais de 200 ONGs publicaram um carta aberta Hoje, conclamamos todos os governos a aumentarem com urgência a ajuda para impedir que 34 milhões de pessoas sejam levadas à beira da fome este ano.

O financiamento adicional de US $ 5.5 bilhões recentemente solicitado pelo PMA da ONU e pela FAO é equivalente a menos de 26 horas dos US $ 1.9 trilhão que os países gastam anualmente com as forças armadas. No entanto, à medida que mais e mais pessoas vão para a cama com fome, o conflito aumenta.

No final de 2020, a ONU estimou que 270 milhões de pessoas corriam alto risco de, ou já enfrentavam, níveis agudos de fome. Já 174 milhões de pessoas em 58 países atingiram esse nível e correm o risco de morrer de desnutrição ou falta de alimentos, e esse número provavelmente só aumentará nos próximos meses se nada for feito imediatamente.

Globalmente, os preços médios dos alimentos são agora os mais altos em sete anos.

O conflito é o maior impulsionador da fome global, também exacerbado pela mudança climática e pela pandemia do coronavírus. Do Iêmen ao Afeganistão, Sudão do Sul e norte da Nigéria, os conflitos e a violência estão levando milhões à beira da fome.

Muitos em zonas de conflito compartilharam histórias horríveis de fome. Fayda, da governadoria de Lahj, no Iêmen, disse: “Quando os trabalhadores humanitários chegaram à minha cabana, pensaram que eu tinha comida porque saía fumaça da minha cozinha. Mas eu não estava cozinhando comida para meus filhos - em vez disso, só podia dar-lhes água quente e ervas, depois do que eles iam dormir com fome. Pensei várias vezes em suicídio, mas não o fiz por causa dos meus filhos ”.

No início da pandemia COVID-19, o Secretário-Geral da ONU pediu um cessar-fogo global para enfrentar a pandemia, mas muito poucos líderes procuraram implementá-lo. Os líderes globais devem apoiar soluções duráveis ​​e sustentáveis ​​para o conflito e abrir caminhos para que os humanitários tenham acesso às pessoas nas zonas de conflito para salvar vidas.

Amb. Ahmed Shehu, Coordenador Regional da Rede da Sociedade Civil da Bacia do Lago Chade, disse: “A situação aqui é realmente terrível. Setenta por cento das pessoas nesta região são agricultores, mas não podem acessar suas terras por causa da violência, portanto, não podem produzir alimentos. Esses fazendeiros fornecem alimentos há milhares de anos - agora eles próprios se tornaram mendigos. A produção de alimentos é perdida, então empregos são perdidos, então a renda é perdida e as pessoas não podem comprar os alimentos. Então, nós, como trabalhadores humanitários, não podemos nem mesmo chegar com segurança às pessoas para ajudá-los. Alguns de nossos membros arriscaram a jornada para alcançar comunidades famintas e foram sequestrados - não sabemos onde eles estão. Isso tem um grande impacto sobre aqueles de nós desesperados para ajudar. ”

CITAÇÕES DE SIGNATÁRIOS DE ONGs:

David Miliband, CEO e presidente do Comitê Internacional de Resgate, disse:

“A taxa de agravamento da fome global é horrível de se testemunhar. Todos os dias, vemos o custo humano da fome se manifestar nos países onde trabalhamos. Os líderes mundiais devem agir agora para evitar níveis sem precedentes de sofrimento, por meio de mais financiamento e esforços diplomáticos para encerrar o conflito e melhorar o acesso humanitário ”.

A Diretora Executiva da Oxfam International, Gabriela Bucher disse:

“Os países mais ricos estão reduzindo sua ajuda alimentar enquanto milhões de pessoas passam fome; este é um fracasso político extraordinário. Eles devem reverter essas decisões com urgência. E devemos enfrentar os fatores fundamentais da fome - a fome global não se trata de falta de alimentos, mas de falta de igualdade ”.

A Secretária Geral da CARE Internacional, Sofía Sprechmann Sineiro disse:

“Seja no Iêmen, na Síria ou na RDC, o financiamento para responder à crise da fome não está se materializando. No entanto, trilhões são investidos em pacotes de resgate para empresas em todo o mundo. Os doadores devem intensificar. Não é uma questão de acessibilidade; é uma questão de vontade política. A base de evidências da CARE nos diz que para cada dólar que as mulheres ganham, 80 centavos voltam para a família, em comparação com 30 centavos de cada dólar que os homens ganham. A desigualdade de gênero é um indicador chave da ocorrência e recorrência de conflitos armados. Se não conseguirmos compreender este fato simples, não conseguiremos prevenir ou combater a fome de forma eficaz.

O CEO da Save the Children, Inger Ashing, disse:

“Advertimos os doadores repetidamente - sua inação está levando à morte e ao desespero entre as crianças, como vemos em países ao redor do mundo todos os dias. Uma conferência de promessas para o Iêmen no início de março não arrecadou nem a metade dos fundos necessários, e aquele país está em um ponto de inflexão. É doloroso, porque os governos têm dinheiro. Que milhares de crianças morrerão de fome e doenças em 2021 é uma escolha política - a menos que os governos decidam radicalmente ajudar a salvar a vida das crianças ”.

A Secretária Geral do Conselho de Refugiados da Dinamarca, Charlotte Slente disse:

“Entre o número crescente de refugiados e deslocados, a falta de acesso aos alimentos agrava gravemente uma situação que já é crítica. A RDC apela a todos os governos para que ajam agora para evitar que a fome global acrescente mais miséria aos grupos de pessoas mais vulneráveis ​​do mundo. ”

O Presidente e CEO da World Vision International, Andrew Morley disse:

“Deixe-me ser direto: não há lugar ou desculpa para a fome no século 21. O fato de termos chegado a esse ponto mostra que houve uma falha moral clara e catastrófica por parte da comunidade internacional. Uma geração de meninas e meninos precisa de nós para trazer esperança, apoiando e capacitando-os para que alcancem seu pleno potencial. As crianças do mundo esperam que ajamos. ”

O CEO interino da Islamic Relief Worldwide, Tufail Hussain, disse:

“Cortar a ajuda no meio de uma pandemia é moralmente abominável e corre o risco de retroceder décadas de desenvolvimento. A omissão de ação agora lançará uma sombra sobre as gerações futuras, já que a desnutrição afeta o desenvolvimento cognitivo e físico das crianças pequenas pelo resto de suas vidas. O mundo não deve esperar que a fome seja declarada antes de ajudar as pessoas que estão morrendo de fome agora. Pedimos solidariedade global para acabar com a fome e apoiar as pessoas mais pobres do mundo ”.

Anne-Birgitte Albrectsen, CEO da Plan International, disse:

“Estamos testemunhando uma crise de fome global devastadora, que atingirá com mais força meninas e mulheres. Em países como o Sudão do Sul, já ouvimos relatos de mortes relacionadas à fome e famílias que passam dias inteiros sem comer. Outros estão fazendo escolhas comoventes, casando-se cedo com as filhas ou guardando a pouca comida que têm para os membros trabalhadores da casa. É fundamental que os líderes mundiais se apressem e forneçam mais fundos para assistência humanitária - caso contrário, corremos o risco de milhões de mortes evitáveis. ”

Jean-François Riffaud, CEO da Action Contre La Faim France, disse:

“Os líderes mundiais devem responder urgentemente à crise alimentar imediata que se desenrola diante de nossos olhos. Não fazer isso de forma constante resultará em mais pessoas morrendo de desnutrição e fome. Os doadores e governos devem agora intensificar a ação diplomática e o apoio financeiro para evitar a fome, proteger os civis e salvaguardar o acesso humanitário. A Resolução 2417 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que estabelece a ligação entre conflito e fome, precisa urgentemente de implementação ampliada. A próxima cúpula do G7 deve ter sucesso em proteger milhões de cair na fome ainda mais. ”

Para maiores informações:
Rachel Kent