Em meio à pandemia de coronavírus, a Síria ocupa o lugar mais mortal para ser um trabalhador humanitário em 2020, pelo quarto ano consecutivo

Cinco homens usando máscaras carregam uma pessoa em uma maca em uma ambulância.

Foto: Violeta

Atlanta (19 de agosto de 2020) - A Síria lidera a lista dos lugares mais mortíferos para ser um trabalhador humanitário pelo quarto ano consecutivo, de acordo com uma análise feita pela CARE International em dados do Banco de dados de segurança do trabalhador de ajuda. Um número devastador de 74 trabalhadores humanitários perderam suas vidas desde o início deste ano, incluindo 20 na Síria, onde a guerra está sendo travada desde 2011, seguidos de perto por 14 no Sudão do Sul. Os primeiros seis meses de 2020 também testemunharam um aumento de 30% no número de fatalidades registradas em comparação com o ano passado.

Hiba *, um engenheiro de campo de água, saneamento e higiene do parceiro da CARE, IYD, no noroeste da Síria, afirma: “a assistência humanitária contínua é uma grande fonte de esperança para centenas de milhares de deslocados no noroeste da Síria. O fato de nos alvejarmos continuamente como trabalhadores humanitários é como uma bala final para sua esperança e vontade de viver. Nós, como trabalhadores humanitários, estamos prontos para enfrentar a pandemia, mas não o direcionamento deliberado dos trabalhadores humanitários, o que resultou na morte de muitos colegas no cumprimento de seu dever humanitário. COVID-19 continua sendo uma doença que não consegue distinguir entre um trabalhador humanitário ou outras pessoas. ”

Nirvana Shawky, Diretora Regional da CARE para o Oriente Médio e Norte da África acrescenta: “É de partir o coração ver a Síria mais uma vez no topo da lista do lugar mais perigoso para ser um trabalhador humanitário. As necessidades humanitárias, especialmente no nordeste do país, aumentaram nos últimos meses, mas os ataques contínuos a trabalhadores humanitários e o fechamento de fronteiras para que uma ajuda vital alcance aqueles que sofrem estão tornando as condições mais desafiadoras do que nunca. Nossos parceiros humanitários locais na Síria estão vivendo o sofrimento diário e as provações ao lado daqueles que ajudam e, além disso, também estão sendo alvos do trabalho que fazem - isso é inaceitável. ”

Enquanto a Síria teve o maior número de fatalidades, o Sudão do Sul registrou o maior número de ataques contra trabalhadores humanitários até agora em 2020.

Mercy Laker, Diretora Adjunta de Programas de País da CARE Sudão do Sul afirma: “Prestar assistência humanitária no Sudão do Sul é uma tarefa perigosa - e sempre foi. Não consigo nem começar a contar o número de trabalhadores humanitários que foram vítimas de assédio injusto, detenções ilegais, banditismo e uma série de outras agressões durante seu trabalho. As ONGs não devem ser pressionadas a escolher entre a segurança do pessoal e alcançar aqueles cuja sobrevivência depende de intervenções de ajuda - o custo de oportunidade será muito grande. ”

Em seu novo relatório “Figures at a Glance 2020”, Humanitarian Outcomes - uma organização de pesquisa independente que fornece dados globais sobre a segurança dos trabalhadores humanitários - descobriu que os trabalhadores humanitários nacionais continuam a suportar o impacto da violência em comparação com seus colegas internacionais. 97 por cento de todos os funcionários da CARE nos países programadores são funcionários locais, trabalhando com uma dedicação incrível para ajudar suas próprias comunidades e seus compatriotas em geral.

Sally Austin, Chefe de Operações de Emergência da CARE International observa: “A maioria dos humanitários são funcionários locais e verdadeiros heróis locais, semelhantes ao que COVID-19 nos mostrou em todo o mundo ocidental, eles são os coletores de lixo, motoristas de caminhão, enfermeiras, cuidados trabalhadores e assistentes de serviços comunitários. Na verdade, o COVID-19 destacou e enfatizou o papel crítico desempenhado pelas comunidades locais, sociedade civil e ONGs, incluindo organizações lideradas por mulheres e mulheres, como respondentes de primeira linha em seus próprios países. ”

2020 também vê a dimensão adicional de ameaças crescentes aos trabalhadores humanitários como resultado do estigma em torno do COVID-19. A desinformação e o aumento das tensões também levaram à interrupção do trabalho humanitário em alguns contextos. Na República Democrática do Congo, equipes médicas foram acusadas de levar COVID-19 para a comunidade, e em outros países, como a Costa do Marfim, protestos em certas áreas levaram à destruição de instalações de teste.

Austin diz: “Garantir funcionários fortes e protocolos de segurança de parceiros ao se envolver com as comunidades e desenvolver a aceitação do programa com fluxos precisos e regulares de informações públicas é muito importante nas áreas em que trabalhamos e é uma parte importante de nossas respostas COVID-19. O medo pode se espalhar tão rapidamente quanto uma pandemia em si, especialmente na era digital moderna. Isso também é válido para as comunidades afetadas. Em alguns lugares, especialmente nas áreas rurais, o estigma é uma preocupação real para qualquer pessoa que tenha sintomas de COVID-19 e eles podem não procurar testes ou ajuda por medo, falta de acesso ou falta de confiança. ”

Contato com a mídia - Kalei Talwar, assessora de imprensa

kalei.talwar@care.org 808.381.6901

Novidades
Este paramédico de Atlanta está na linha de frente da resposta COVID-19

Meagan, um EMT em Atlanta, GA, é um dos incontáveis ​​heróis do dia-a-dia que trabalha incansavelmente para garantir a saúde e a segurança de suas comunidades.

Novidades
Mensagem de Sofía Sprechmann Sineiro do Equador para o Dia Mundial da Humanidade

O Secretário Geral da CARE International apresenta uma atualização sobre o trabalho da CARE apoiando as comunidades afetadas pela pandemia COVID-19.

idéias
Conheça os humanitários que são heróis da vida real

Marie Toto, da CARE Vanuatu, entende as necessidades únicas de comunidades remotas em tempos de crise.

Como é trabalhar na linha de frente da resposta COVID-19 da CARE em Honduras

A cirurgiã Gabriela Portillo explica quais são os desafios e motivações da vida como trabalhador humanitário durante uma pandemia sem precedentes.