Bill Clinton visita o programa de microfinanças da CARE na Tanzânia

© 2013 Max Orenstein / Fundação Clinton

O ex-presidente Bill Clinton viu em primeira mão o impacto do programa de microfinanças baseado em poupanças Banking on Change, depois de visitar um grupo comunitário que assumiu o controle de seu futuro financeiro perto de Dar Es Salaam, na Tanzânia, acompanhado pelo Barclays, Plan UK e CARE, que estabeleceram e gerenciar o programa.

O Banking on Change é o primeiro programa de microfinanças liderado por poupança do mundo que combina o profundo conhecimento de duas organizações não governamentais líderes com a experiência financeira de um banco global para encorajar pessoas extremamente pobres a iniciar seu caminho para a inclusão financeira por meio de associações de poupança e empréstimo em vilas.

O Barclays assumiu o Compromisso de Ação da Clinton Global Initiative (CGI) ao lançar o Banking on Change na Reunião Anual do CGI em Nova York em 2009. O compromisso era melhorar a qualidade de vida das pessoas pobres melhorando, inovando e acelerando o acesso sustentado à poupança e outros serviços financeiros.

Clinton visitou o grupo, no bairro de Vingunguti, perto de Dar Es Salaam, e viu como os membros do grupo estabeleceram uma cultura de economizar regularmente. Combinado com treinamento financeiro e para pequenas empresas, ele ouviu quantos membros estabeleceram microempresas.

“Estou envolvido em programas como este há mais de 30 anos, muito antes de me tornar presidente e estou muito impressionado com este”, disse Clinton durante sua visita. “O que você está fazendo leva muito mais tempo para formar um fundo do que se recebesse dinheiro de fora do grupo, mas isso é muito melhor, porque é o seu fundo, que você possui porque gera o aumento na poupança”.

“Esse é o tipo de coisa que os bancos deveriam fazer. É sobre pessoas reais, fazendo empréstimos de verdade, para fazer coisas reais. Obrigado ao Barclays, Plan e CARE, e à comunidade por tudo o que está a fazer. Isso envia uma grande mensagem para a Tanzânia e para toda a África ”.

Entre os participantes do programa com quem Clinton conversou durante sua visita estava Zainabu Rashid, uma jovem de 22 anos que dirige seu próprio salão de cabeleireiro na aldeia.

“Participar do grupo de poupança me permitiu economizar dinheiro suficiente para alugar meu próprio salão”, disse Rashid. “Sempre sonhei que teria meu próprio salão e até minha própria rede de dois, três ou quatro e empregaria outras pessoas para trabalhar neles. Agora acredito que isso seja possível. Sinto que agora sou a dona do meu próprio destino. ”

Em apenas três anos, a parceria Banking on Change ajudou mais de meio milhão de pessoas na jornada rumo à inclusão financeira. Para alguns grupos que economizam regularmente, eles têm acesso a serviços bancários mais formais, um processo conhecido como 'vinculação'.

“Banking on Change já fez uma enorme diferença na vida das pessoas em todo o mundo em desenvolvimento, e o desafio agora é ampliar isso”, disse Catharine French, chefe de gabinete do Barclays, que compareceu à visita com Clinton. “O sucesso do programa nos últimos três anos destaca o poder da parceria entre o setor privado e as ONGs.”

O ex-presidente e sua filha Chelsea Clinton estão viajando pela África para visitar os projetos da Fundação Clinton no Malaui, Zâmbia, Tanzânia, Ruanda e África do Sul. Essa viagem e os projetos visitados destacaram muitas das questões nas quais eles trabalharam por muito tempo - crescimento econômico e capacitação, igualdade de oportunidades e acesso à saúde.

O Banking on Change até agora atingiu:

• 513,000 pessoas têm acesso a serviços financeiros informais e são mais capazes de administrar seu dinheiro
  • Mais de 25,000 grupos informais de poupança formados
  • 660 grupos de poupança (18,000 pessoas) têm um lugar seguro para manter suas economias em contas de grupo nas filiais do Barclays

Sobre CARE
Fundada em 1945 com a criação do CARE Package®, a CARE é uma organização humanitária líder no combate à pobreza global. A CARE coloca um foco especial no trabalho ao lado de meninas e mulheres pobres porque, equipadas com os recursos adequados, elas têm o poder de tirar famílias e comunidades inteiras da pobreza.
Nossas seis décadas de experiência mostram que, quando você empodera uma menina ou mulher, ela se torna um catalisador, criando ondas de mudança positiva que elevam todos ao seu redor. É por isso que as meninas e mulheres estão no centro dos esforços comunitários da CARE para melhorar a educação, a saúde e as oportunidades econômicas para todos. Também trabalhamos com meninas e mulheres para promover a justiça social, responder a emergências e enfrentar a fome e as mudanças climáticas. No ano passado, a CARE trabalhou em 84 países e alcançou mais de 83 milhões de pessoas em todo o mundo. Para saber mais, visite www.care.org.

Sobre o Barclays
O Barclays é um grande provedor de serviços financeiros globais que atua em serviços bancários pessoais, cartões de crédito, bancos corporativos e de investimento e gestão de patrimônio e investimentos com uma ampla presença internacional na Europa, Américas, África e Ásia. O objetivo do Barclays é ajudar as pessoas a realizarem suas ambições - da maneira certa.

Com mais de 300 anos de história e experiência em bancos, o Barclays opera em mais de 50 países e emprega 140,000 pessoas. O Barclays movimenta, empresta, investe e protege o dinheiro de clientes e clientes em todo o mundo.

Para obter mais informações sobre o Barclays, visite nosso website www.barclays.com.

Sobre o Plano
A Plan é uma instituição de caridade infantil global. Trabalhamos com crianças nos países mais pobres do mundo para ajudá-las a construir um futuro melhor. Um futuro que você deseja para todas as crianças, sua família e amigos. Por 75 anos, temos agido e defendido o direito de cada criança de realizar seu potencial ao:

• dando às crianças um início de vida saudável, incluindo acesso a água potável segura
  • garantindo a educação de meninas e meninos
  • trabalhando com as comunidades para se preparar e sobreviver a desastres
  • inspirando as crianças a assumirem a liderança nas decisões que afetam suas vidas
  • permitindo que as famílias ganhem a vida e planejem o futuro de seus filhos.

Fazemos o que é necessário, onde é mais necessário. Nós fazemos o que você faria. Com o seu apoio, crianças, famílias e comunidades inteiras têm o poder de passar de uma vida de pobreza para um futuro com oportunidades. www.plan-uk.org

Sobre a Clinton Global Initiative
Estabelecido em 2005 pelo presidente Bill Clinton, o Clinton Global Initiative (CGI), uma iniciativa de Bill, Hillary e Chelsea Clinton Foundation, reúne líderes globais para criar e implementar soluções inovadoras para os desafios mais urgentes do mundo. Os Encontros Anuais da CGI reuniram mais de 150 chefes de estado, 20 ganhadores do Prêmio Nobel e centenas de CEOs, chefes de fundações e ONGs, grandes filantropos e membros da mídia. Até o momento, os membros do CGI assumiram mais de 2,300 compromissos, que já estão melhorando a vida de mais de 400 milhões de pessoas em mais de 180 países. Quando totalmente financiados e implementados, esses compromissos serão avaliados em US $ 73.5 bilhões.