CARE: A assistência humanitária na Venezuela não é uma ferramenta política - CARE

CARE: A assistência humanitária na Venezuela não deve ser usada como ferramenta política

Nazereth Piloira 27, espera perto do Terminal Rodoviário de Carcelen em Quito, Equador, perto do assentamento de barracas informal com seus filhos à espera de doações públicas de alimentos. Foto: Paddy Dowling / CARE

ATLANTA — CARE Presidente e CEO, Michelle Nunn, emitiu a seguinte declaração sobre a escalada da crise humanitária na Venezuela:

“Após os recentes eventos na fronteira Venezuela-Colômbia, a CARE apela a todos os atores para desvincular a assistência humanitária dos objetivos políticos - o sofrimento das pessoas necessitadas não deve ser politizado e a prestação de ajuda humanitária não deve ser aproveitada como uma ferramenta política. Condenamos o uso da violência contra civis apanhados nesta crise. Os atores humanitários devem ser capazes de manter a neutralidade e a imparcialidade para sua segurança e a segurança dos venezuelanos que precisam desesperadamente de assistência.

A CARE está prestando assistência a venezuelanos vulneráveis ​​e às comunidades que os hospedam na Colômbia, Equador e Peru. A CARE continuará este trabalho vital sempre e onde for possível prestar assistência de forma neutra, imparcial e independente.

A CARE reafirma seu compromisso com os princípios humanitários fundamentais de humanidade, imparcialidade, neutralidade e independência. A CARE acredita no desenvolvimento sustentável e na dignidade humana; como tal, encorajamos todas as partes a trabalhar para uma solução pacífica e para acabar com a crise humanitária em curso.

Não podemos ignorar a situação dos venezuelanos, tanto os que vivem no país como os que buscam refúgio em comunidades anfitriãs generosas em toda a região. Milhões precisam desesperadamente da assistência mais básica - alimentação, saúde, proteção, abrigo e acesso a serviços jurídicos. Esta é uma crise em toda a região que exige a atenção e o apoio da comunidade internacional. ”