CARE pressiona pela equidade do sistema alimentar na pré-cúpula dos sistemas alimentares das Nações Unidas

Evento antecipa setembro do Sistema Alimentar das Nações Unidas na cidade de Nova York

Roma, julho 30, 2021 - A CARE está liderando a luta pela equidade no sistema alimentar global como presidente do Programa de Ação Advance Equitable Livelihoods da Cúpula dos Sistemas Alimentares das Nações Unidas. A Pré-Cúpula, que foi realizada em Roma de 26 a 28 de julho, reuniu líderes de organizações sem fins lucrativos, governos e do setor privado, bem como agricultores e povos indígenas, para preparar o terreno para o UNFSS completo neste outono na cidade de Nova York .

O evento misto, virtual e presencial, aconteceu na Sede da Organização para a Alimentação e Agricultura, em Roma, para consolidar os esforços dos últimos dois anos de um processo robusto. Michelle Nunn, presidente e CEO da CARE, liderou um painel de discussão para Advancing Equitable Livelihoods, enfatizando que para os sistemas alimentares promoverem meios de subsistência equitativos, devemos combater a pobreza de uma perspectiva multidimensional.

Aproximadamente 4.5 bilhões de pessoas dependem dos sistemas alimentares para sua subsistência, incluindo a maioria das pessoas mais pobres e marginalizadas. A transformação dos sistemas alimentares é inatingível a menos que todos os trabalhadores dos sistemas alimentares ganhem uma renda e um salário suficientes, disse Nunn, e atualmente 2/3 dos adultos que vivem na pobreza são produtores de alimentos. “Aqueles que produzem alimentos, ironicamente, são na maioria das vezes aqueles que ficam sem comida e estão desnutridos”, disse Nunn. “Estamos pedindo ainda mais ambição e liderança do setor público e privado, para elevar o nível de nossa ambição coletiva para 100% de salários e rendimentos dignos”.

No painel, Nunn falou com Ramon Laguarta, presidente e CEO da PepsiCo, sobre a liderança de sua empresa no setor privado no combate à igualdade de gênero nas cadeias de abastecimento de alimentos. Eles concordaram que as políticas e ações que promovem meios de vida equitativos precisam reconhecer e responder explicitamente às restrições específicas enfrentadas pelas mulheres e meninas rurais e promover a justiça de gênero. Os palestrantes também destacaram a necessidade de tornar os sistemas alimentares mais inclusivos, eliminando a exploração dos trabalhadores e garantindo um trabalho decente e uma renda vital para todos. “Os sistemas alimentares precisam ser transformados, pois incluem empregos que geralmente são precários e em risco, e nem sempre incluem os mais pobres”, disse Nunn. Nunn também observou que os sistemas alimentares não garantem o acesso a dietas saudáveis ​​e, ao contrário, podem promover a obesidade ou a desnutrição. Quase 3 bilhões de pessoas - principalmente na Ásia e na África - não têm condições de manter uma dieta saudável, e dietas de baixa qualidade estão associadas a 11 milhões de mortes por ano.

Na cerimônia de encerramento do Programa de Ação Advance Equitable Livelihoods, a CARE ajudou a lançar uma Coalizão de Ação sobre Salários e Rendimentos para levar adiante uma ambição compartilhada e ousada de erradicar a pobreza nos sistemas alimentares. Antígua e Barbuda e a Indonésia desempenharam papéis importantes na liderança do trabalho na coalizão. A CARE exorta outros governos a se unirem e ajudarem a moldar esta agenda de ação crítica, a fim de garantir renda vital e salários para 100% dos trabalhadores do sistema alimentar até 2030.

Enquanto as Nações Unidas se preparam para a Cúpula de Sistemas Alimentares de setembro, a CARE espera continuar a explorar o conjunto inovador de soluções inclusivas, variadas e sensíveis ao gênero desenvolvidas em Roma.

Assista aos comentários de abertura completos de Nunn.