Declaração da CARE sobre Designação de Terrorista Estrangeiro no Iêmen - CARE

Declaração da CARE sobre a designação de terrorista estrangeiro do Iêmen

Foto: Darcy Knoll / CARE

A CARE está extremamente preocupada com o fato de que a designação de um grupo terrorista das autoridades de fato no norte do Iêmen tenha consequências devastadoras para milhões de pessoas que precisam de ajuda humanitária urgente.

Em resposta ao anúncio do Secretário de Estado Pompeo de uma designação terrorista no Iêmen, a CARE está extremamente preocupada que um grupo de designação terrorista das autoridades de fato no norte do Iêmen tenha consequências devastadoras para milhões de pessoas que precisam de ajuda humanitária urgente. Pelo menos 70% da população vive no norte do Iêmen, onde as maiores necessidades existem devido ao conflito em curso, incluindo 47,000 pessoas que provavelmente passarão por níveis catastróficos de insegurança alimentar em 2021, de acordo com dados recentes.
“Isso está chegando no momento mais difícil, quando mais de 16 milhões de mulheres, crianças e homens iemenitas vivem em situação de insegurança alimentar grave e cada vez pior”, disse Michelle Nunn, presidente e CEO da CARE USA. Esta designação particular equivale a uma ordem de cessar e desistir da resposta humanitária no norte do Iêmen e seus impactos levarão a mais desespero e vidas perdidas em todo o país.

O Iêmen já é a pior crise humanitária do mundo, com até 26 milhões de pessoas necessitando de assistência, e a resposta humanitária é gravemente subfinanciada - exacerbada em parte pela suspensão contínua da ajuda dos EUA no norte. A designação de um grupo terrorista restringirá de forma crítica uma operação humanitária já sobrecarregada e agravará a crise de fome.

A economia do Iêmen foi devastada durante o conflito, com pessoas incapazes de comprar o básico de que precisam para sobreviver. O Iêmen importa até 90% de todos os seus alimentos, combustível e suprimentos médicos; se essas importações forem interrompidas, o que é um resultado provável da designação, isso destruiria os últimos resquícios de capacidade das comunidades iemenitas. A ONU já alertou sobre a fome potencial - isso pode levar as pessoas ao limite.

Refugiados fogem da Etiópia para o Sudão

Mais de 50,000 pessoas fugiram do conflito violento na Etiópia, mais recursos necessários para responder às necessidades urgentes

A pior crise humanitária do mundo: Iêmen em fotos

As Nações Unidas chamam o Iêmen de "um inferno para as crianças".