Casos de dengue aumentam em áreas afetadas pelo supertufão Odette alarmam grupos da sociedade civil - CARE

Na segunda-feira, organizações humanitárias pediram assistência contínua para os sobreviventes do tufão Odette (nome internacional: Rai) em meio a um aumento nas infecções por dengue nas áreas afetadas pelo tufão.

“Esperamos que os executivos-chefes recém-eleitos possam continuar os esforços para ajudar as famílias e comunidades afetadas pelo supertufão Odette, pois ainda há muitas coisas que precisam ser feitas quase 6 meses desde que o tufão devastou as Filipinas. Os relatórios mostraram um número crescente de casos de dengue em áreas afetadas por tufões em Visayas e Mindanao, enquanto também não há profissionais de saúde suficientes para responder à COVID-19 e outros serviços essenciais de saúde ”, disse o diretor da Oxfam Pilipinas, Lot Felizco.

De acordo com o relatório de 26 de maio do Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA), os casos de dengue aumentaram no sul de Leyte e Caraga. As notícias também mencionaram um aumento nos casos de dengue no centro de Visayas, com o Departamento de Saúde da cidade de Cebu citando que é possivelmente devido às inundações generalizadas causadas pelo supertufão Odette e pela tempestade tropical Agaton.

Um relatório de vigilância de dengue do Centro de Desenvolvimento Sanitário – CARAGA compartilhado com a Oxfam Pilipinas mostrou que 867 casos de dengue foram notificados de 1º de janeiro a 14 de maio de 2022. Isso é 287.1% maior em comparação com o mesmo período do ano passado.

“As autoridades de saúde locais alertaram no início deste ano que o supertufão Odette poderia desencadear um aumento nas infecções por dengue, à medida que as áreas inundadas se transformam em criadouros de mosquitos. E é isso que estamos vendo agora. Em Caraga, estamos vendo um aumento acentuado nos casos de dengue nas ilhas Surigao e Dinagat, que também estão entre as mais afetadas pelo supertufão Odette”, disse Felizco.

O Diretor de Gestão Integrada de Riscos da CARE, Celso Dulce, disse que é por isso que a sociedade civil e o governo devem continuar apoiando os sobreviventes do tufão.

DESLOCAMENTO CONTINUADO

“Como um ciclone tropical de categoria 5, a destruição do supertufão Odette realmente afetou uma grande população – 12 milhões de pessoas em 10 regiões do país. Embora o número de mortos felizmente não seja tão alto quanto o do supertufão Haiyan em 2013, ele afetou profundamente a subsistência e as condições de vida dos sobreviventes”, disse Dulce.

A Oxfam Pilipinas e a CARE Filipinas estão entre os grupos que receberam mais 10 milhões de euros em financiamento da Ajuda Humanitária da União Europeia (EU Aid) para facilitar os esforços de assistência e reabilitação para salvar vidas nas áreas atingidas pelo supertufão Odette.

Parte do financiamento (5.8 milhões de euros ou P326 milhões) será usado para fornecer segurança alimentar e meios de subsistência, água, saneamento e higiene, abrigo, saúde, educação em emergências, assistência de proteção e outros serviços a mais de 300,000 indivíduos em Bohol, Cebu, Ilhas Dinagat, Southern Leyte, Negros Occidental e Palawan através de um projeto implementado pela CARE, ACCORD Inc., Coalizão Nacional das Mulheres Rurais, Plan International e Action Against Hunger.

Outro projeto financiado pela EU AID (no valor de 3.8 milhões de euros ou P214 milhões) liderado pela Oxfam Pilipinas e implementado em conjunto pela Save the Children e Humanity & Inclusion (HI), juntamente com os parceiros locais SIKAT e IDEALS, visa fornecer abrigo e apoio educacional, atividades de proteção e outras assistências em espécie a mais de 115,000 sobreviventes do tufão Odette em Bohol, Southern Leyte e Surigao del Norte.

Apesar desses esforços, a CARE Filipinas disse que mais assistência é necessária em áreas remotas, pois os sobreviventes receberam pouco ou nenhum apoio devido a barreiras geográficas e humanitárias. Isso torna ainda mais difícil a recuperação dos múltiplos impactos do supertufão.

Seis meses desde que o tufão devastou partes das Filipinas e quase 7,000 pessoas ainda estão deslocadas nas Regiões VI, VII, VIII, MIMAROPA e Caraga, segundo o UN OCHA. A maioria deles está em centros de evacuação e cerca de 650 estão com parentes ou amigos em aldeias próximas. O relatório também observou que houve um declínio no apoio alimentar e nutricional para as famílias deslocadas, já que as atividades de resposta estão terminando.

RECUPERAÇÃO ECONÔMICA 6 MESES DEPOIS

As organizações não governamentais também estão preocupadas com a recuperação dos meios de subsistência da população afetada.

“Ainda há detritos nas terras agrícolas devido a coqueiros caídos que não foram derrubados e já estão se decompondo 6 meses após o tufão. Lotes de terra são deixados inutilizáveis, tornando difícil para as famílias que dependem da agricultura”, disse o diretor nacional da Action Against Hunger Philippines, Suresh Murugesu. Ele acrescentou ainda que “em outras áreas onde trabalhamos, muitos pescadores cujos barcos foram danificados pelo tufão ainda não conseguem voltar a pescar como sua principal fonte de renda”.

Algumas áreas, como a Ilha Siargao, já estão de olho no relançamento do turismo local. “Congratulamo-nos com esses esforços e esperamos que isso estimule o crescimento econômico local que é muito necessário, pois muitos perderam seus meios de subsistência devido ao tufão Odette. Além dos agricultores perderem suas colheitas e colheitas, muitos trabalhadores do turismo também ficaram repentinamente desempregados”, disse Chito Dugan, Diretor Executivo da Sentro para sa Ikauunlad ng Katutubong Agham na Teknolohiya Inc. (SIKAT Inc.).

Enquanto isso, no sul de Leyte, a Plan International Philippines encontrou algumas famílias que decidiram investir seus fundos de ajuda para reiniciar a economia local. Porque a ajuda financeira que receberam do governo não foi suficiente para cobrir os custos de reparação de suas casas, algumas famílias da região decidiram usar esses fundos para reiniciar seus pequenos negócios que foram dizimados pelo tufão.

PEDIDO DE SAÚDE MENTAL

Há também outras formas de assistência que são necessárias, como serviços de atenção psicossocial e de saúde mental. De acordo com o UN OCHA, muitos adolescentes e jovens estão "em grande angústia" após a experiência durante o supertufão Odette e a tempestade tropical Agaton, que resultou em deslizamentos de terra em abril passado.

O projeto Oxfam Pilipinas, Save the Children and Humanity & Inclusion apoiado pela EU AID, oferece treinamento em saúde mental e apoio psicossocial em nível comunitário com HI como líder técnico. Algumas das sessões psicossociais visam ajudar os professores que ainda se recuperam do impacto do tufão.

Felizco disse que também é importante notar que as Filipinas terão que se preparar para tufões mais intensos. “Ao comemorarmos o Dia Mundial do Meio Ambiente em 5 de junho, esperamos que o governo acelere a mudança para as energias renováveis. As contínuas emissões de carbono só vão piorar os impactos das mudanças climáticas, resultando em tufões mais catastróficos”, disse Felizco, que explicou que as temperaturas mais quentes do oceano resultaram em tufões mais intensos.

Por meio do financiamento da EU AID, as organizações puderam fornecer assistência em dinheiro, materiais de reparo de abrigos, sessões de treinamento e apoio educacional às comunidades afetadas. O projeto liderado pela Oxfam Pilipinas também envolve o fornecimento de material didático e espaços multifuncionais de aprendizagem nas escolas, entre outras formas de apoio. No entanto, muito ainda precisa ser feito para ajudar aqueles que ainda estão deslocados e os demais que ainda sofrem com os danos físicos, econômicos, emocionais e psicológicos causados ​​pelo desastre, disseram os grupos.

Anisa Husain
Assessoria de imprensa da CARE