ONG conjunta reativa à 6ª Conferência Internacional sobre a Síria

Este campo é o lar de cerca de cem pessoas deslocadas na Síria, a maioria das quais ainda não recebeu assistência. Não há instalações sanitárias ou água potável no acampamento e os residentes dependem de caminhões-pipa de cidades próximas. Crédito da foto: Violet Organization

Reativa de ONGs conjuntas: CARE, IRC, Mercy Corps, NRC, Save the Children, Oxfam, Humanidade e Inclusão, Ação contra a Fome, Visão Mundial

À medida que o 6th conferência internacional sobre a crise síria encerrada nesta quarta-feira, nove As organizações internacionais acolheram com satisfação os compromissos assumidos pelos participantes e notaram o seguinte em reação aos seus resultados:

Em ajuda:

Embora a crise esteja agora em seu oitavo ano, as necessidades crescentes e não atendidas de milhões de homens, mulheres e crianças significam que os países doadores não podem mostrar qualquer sinal de fadiga. Esta conferência não foi longe o suficiente para fornecer suporte adequado paraos milhões de sírios que precisam de ajudae que ficam diante de um futuro incerto.

Sobre a necessidade de cumprir compromissos de empregos, educação e reassentamento:

As promessas feitas em Bruxelas, embora bem-vindas, não evitar que uma criança tenha que trabalhar em Líbano, nem mande todas as crianças à escola na Jordânia, a menos que haja mecanismos robustos para garantir que os compromissos sejam traduzidos em ação.

Isso inclui os compromissos de criar mais de um milhão de empregos para refugiados sírios e levar milhões de crianças sírias de volta à escola. O papel da mulher na força de trabalho, por exemplo, deve ser transformado de um slogan positivo em oportunidades reais que permitam às famílias viver com dignidade. Além disso, os doadores e os países que acolhem refugiados precisam garantir que todos os sírios tenham proteção legal e que os mais vulneráveis ​​tenham caminhos para o reassentamento e outros refugiados tenham acesso a outras formas de admissão, como a reunificação familiar.

Sobre proteção de civis sírios:

Os políticos devem oferecer seu apoio, não sua simpatia ao povo sírio. Os civis estão sofrendo o impacto da violência contínua e dos ataques a hospitais e escolas. Os países reunidos em Bruxelas enviaram uma forte mensagem de apoio, pedindo proteção aos civis presos no conflito e reafirmando que o retorno de sírios para e dentro do país não é possível enquanto as condições para um retorno seguro, digno e voluntário não forem atendidas .

A comunidade internacional também enfatizou a importância do acesso desimpedido e sustentado aos civis dentro da Síria, que é fundamental para qualquer entrega eficaz de ajuda que salva vidas e para uma proteção reforçada.

Mas os países doadores mais uma vez, não fizeram nada para aumentar o reassentamento além dos insignificantes 3% de refugiados sírios que acolheram, preferindo deixá-los nos países vizinhos da Síria, que estão hospedando mais de cinco milhões de refugiados.

Na reconstrução:

Saudamos o fato de que a conferência reconheceu que a reconstrução ainda não é apropriada ou possível dentro da Síria, enquanto o conflito continuar e uma solução inclusiva não for alcançada. Nesse ínterim, os países doadores devem apoiar a prestação de serviços básicos de longo prazo, acesso a empregos e oportunidades de subsistência e acesso a documentos de identidade dentro da Síria e países vizinhos, o que ajudará a remover obstáculos futuros à recuperação.

Para entrevistas, por favor contate:

- Joelle Bassoul, CARE, +96179177440, Joelle.bassoul@care.org

- Lucy Keating, IRC, +44 7468 694 568, Lucy.Keating@rescue-uk.org

- Christy Delafield, Mercy Corps, +12023941712, cdelafield@mercycorps.org

- Karl Schembri, NRC, +9627902 20159, karl.schembri@nrc.no

- Shaheen Chughtai, Oxfam, +962 7951 44950, schughtai@oxfam.org.uk

- Lily Partland, Salve as Crianças, +44 7544319262, lily.partland@savethechildren.org

- Rui Oliveira, Ação Contra a Fome, + 962 77 852 7271, roliveira@me.acfspain.org