Bombardeio impede a entrada de ajuda em Ghouta oriental, apesar da resolução da ONU que exige o fim das hostilidades

Ghouta oriental

BEIRUTE, Líbano (2 de março de 2018) - Ataques aéreos e bombardeios no leste de Ghouta impediram a entrada de ajuda humanitária no enclave sitiado e a saída de evacuações médicas, de acordo com um grupo de organizações humanitárias internacionais, incluindo MANUTENÇÃO. Isso aconteceu cinco dias depois que o Conselho de Segurança da ONU adotou uma resolução exigindo a cessação imediata das hostilidades em todo o país.

Comboios de ajuda entre agências estão prontos para ir para 10 locais sitiados e de difícil acesso, De acordo com as Nações Unidas. Eles incluem um comboio de 45 caminhões com ajuda para 90,000 pessoas em Douma, no leste de Ghouta. O bombardeio e os combates estão impedindo esses caminhões de entregar ajuda que salva vidas.

“A relutância dos membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU em usar sua influência para garantir a implementação desta cessação das hostilidades é vergonhosa”, disse David Miliband, presidente e CEO do Comitê Internacional de Resgate. “A menos que as demandas do Conselho de Segurança sejam rapidamente traduzidas em ação, o leste de Ghouta continuará sendo o inferno na terra para centenas de milhares de civis.”

A Resolução 2401 do Conselho de Segurança da ONU, aprovada em 24 de fevereiro, exige uma "pausa humanitária durável por pelo menos 30 dias consecutivos em toda a Síria, para permitir a entrega segura, desimpedida e sustentada de ajuda e serviços humanitários e evacuações médicas de feridos e doentes em estado crítico . ” Coordenador de ajuda de emergência da ONU, Mark Lowcock informou o Conselho de Segurança ontem, perguntando: “A Resolução 2401 do Conselho de Segurança foi implementada? Existe um cessar-fogo em Syira? Não. E não ”, disse ele.

Quase 400,000 pessoas estão presas e enfrentando fome aguda no leste de Ghouta. As entregas de ajuda humanitária a Ghouta oriental sitiada foram severamente reduzidas nos últimos anos, com apenas um comboio chegando à área desde novembro de 2017. Algumas organizações locais conseguiram entregar alguma ajuda que já estava estocada em Ghouta oriental, mas essas entregas não atendem o escopo da necessidade.

“Nossos parceiros conseguiram distribuir 15kg (33 lbs) de farinha por família, para cerca de 2,000 famílias, durante as curtas horas de trégua nos combates nos últimos dias”, disse Wouter Schaap, diretor do país da CARE na Síria. “Mas essa ajuda vem de estoque pré-posicionado e não é suficiente para começar a aliviar as enormes necessidades. Precisamos ser capazes de apoiar nossos parceiros para conseguir mais alimentos e outros itens de socorro para as pessoas necessitadas. ”

Na segunda-feira, o presidente russo Vladimir Putin ordenou uma pausa diária de cinco horas no ataque do governo sírio ao leste de Ghouta e a criação de um “corredor humanitário” que permitiria a saída de civis. O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) disse na terça-feira que está pronto para entregar ajuda vital a Ghouta, mas que é "impossível" trazer um comboio humanitário em cinco horas, e os residentes no leste de Ghouta relataram que continuaram os bombardeios desde então este anúncio.

Embora a Resolução 2401 do Conselho de Segurança da ONU afirme que as operações militares contra o Estado Islâmico, Al Qaeda, Al Nusra Front e outros grupos designados pelo Conselho como grupos terroristas podem continuar, a resolução também exige que todas as partes cumpram com suas obrigações legais sob o direito internacional, incluindo a proteção de civis. Na terça-feira, grupos civis e grupos armados de oposição em Ghouta escreveram uma carta ao Conselho de Segurança da ONU declarando que estão comprometidos em deportar grupos terroristas designados para fora do leste de Ghouta se um cessar-fogo real fornecer as condições para que isso aconteça.

“Precisamos de uma cessação real e efetiva das hostilidades para permitir que a ajuda chegue aos civis e dar esperança a uma solução mais duradoura”, disse Susannah Sirkin, diretora de Política Internacional e Parcerias da Physicians for Human Rights. “A resolução 2401 ainda pode salvar vidas. Pelo bem da humanidade, conclamamos a Rússia a usar sua influência para traduzir as demandas do Conselho de Segurança em ação imediata ”.

Sobre CARE

Fundada em 1945 com a criação do CARE Package®, a CARE é uma organização humanitária líder no combate à pobreza global. A CARE dá ênfase especial ao trabalho ao lado de mulheres e meninas porque, equipadas com os recursos adequados, elas têm o poder de tirar famílias e comunidades inteiras da pobreza. É por isso que as mulheres e meninas estão no centro dos esforços comunitários da CARE para melhorar a educação e a saúde, criar oportunidades econômicas, responder a emergências e enfrentar a fome. No ano passado, a CARE trabalhou em 93 países e alcançou 63 milhões de pessoas em todo o mundo. Saiba mais em care.org.

Contato com a mídia

Nicole Harris, nharris@care.org, 404-735-0871

Recursos

Beirute, Líbano (2 de março de 2018) - Ataques aéreos e bombardeios no leste de Ghouta impediram a entrada de ajuda humanitária no enclave sitiado e a saída de evacuações médicas, de acordo com um grupo de organizações humanitárias internacionais, incluindo a CARE. Isso ocorre cinco dias depois que o Conselho de Segurança da ONU adotou uma resolução exigindo a cessação imediata das hostilidades em todo o país.

Saiba Mais

Sua Colheita, Nosso Futuro: Relatório Anual de Impacto da África Austral 2018 Construindo Melhor Nutrição

Her Harvest, Our Future é uma iniciativa ambiciosa e radical que aborda a crise da pobreza, melhorando a nutrição e a segurança alimentar além-fronteiras e parceiros na África Austral. Nosso objetivo é estimular mudanças duradouras na vida de 10 milhões de pessoas até 2020. Até agora, alcançamos 3.6 milhões em direção a essa meta. Neste nosso segundo relatório anual, apresentaremos nossas realizações em seis áreas de impacto. Explicaremos como estamos alcançando essa mudança apoiando o aprendizado, melhorando a qualidade e influenciando doadores e governos para garantir que as mulheres agricultoras de pequena escala se beneficiem de todos os nossos investimentos.

Saiba Mais

Resumo da edição: Segurança alimentar e nutricional para todos

Portfólio de Projetos de abril de 2015

Este resumo de 12 páginas fornece destaques selecionados de alguns dos trabalhos em andamento de segurança alimentar e nutricional da CARE.

Saiba Mais

Três meses depois da tempestade

Atualização sobre a resposta da CARE ao tufão Haiyan

Saiba Mais

Livro Branco sobre Política de Ajuda Alimentar (2006)

Este documento resume brevemente nossas análises, opções e orientações sobre recursos alimentares e gastos com ajuda alimentar.

Ação Humanitária na CARE EUA: Declaração de Capacidade

Saiba Mais

Roteiro para a liderança contínua dos EUA para erradicar a fome global

Saiba Mais

Sexo e idade são importantes: melhorando a resposta humanitária em emergências

Assistência Estrangeira: Um Investimento Inteligente para Estabilidade Global

Como uma organização humanitária global que trabalha em 80 países ao redor do mundo, a CARE sabe em primeira mão o quão crítico os Estados Unidos são estrangeiros ...

Segurança alimentar e implicações humanitárias na África Ocidental e no Sahel

Relatório Anual: Janela de Oportunidade

Estamos começando a ver os resultados de nossos esforços na promoção, proteção e apoio à alimentação ideal de bebês e crianças pequenas.

Saiba Mais

Usando tecnologia de saúde móvel para melhorar a nutrição e o desenvolvimento na primeira infância

Muitos dos serviços de saúde prestados às famílias rurais pobres vêm de voluntários de saúde comunitários ou agentes de extensão.

Nutrição Materna e Saúde Materna e Infantil

Mulheres grávidas desnutridas têm maiores riscos reprodutivos, incluindo morte durante ou após o parto.