Tufão Haiyan: CARE responde

REUTERS / Japan Meteorological AgencyNOAA / Handout, cortesia de Trust.org.

MANILA (9 de novembro) - A CARE e seus parceiros estão atendendo às necessidades das famílias afetadas pelo supertufão Haiyan, que rasgou um caminho no centro das Filipinas, afetando cerca de 10 milhões de pessoas.

Mais de 790,000 pessoas foram evacuadas por causa do tufão, com fortes chuvas, tempestades e ventos de até 170 milhas por hora que atingem o centro das Filipinas desde sexta-feira. O conselheiro de redução de desastres da CARE Filipinas, Celso Dulce, disse que informações estavam começando a chegar indicando a extensão da destruição causada por Haiyan.

“Estamos agora recebendo relatórios de parceiros da CARE que indicam extensos danos a casas, centros de saúde, escolas e prédios comunitários, bem como plantações e outros meios de subsistência. O número oficial de mortos é de quatro, no entanto, relatos não confirmados na mídia local dizem que mais de 100 pessoas morreram. ”

Dulce disse que áreas do sul da província de Leyte foram particularmente atingidas, incluindo o município de St. Bernard, que em 2006 sofreu um grande deslizamento de terra que matou mais de 1,000 pessoas.

“Estão chegando relatórios de parceiros da CARE em St. Bernard de que partes da área estão severamente inundadas e deslizamentos de terra ocorreram em pelo menos duas comunidades. O curso do rio Lawigan próximo foi desviado para áreas urbanas e as casas reconstruídas para aqueles que sobreviveram ao deslizamento de 2006 foram danificadas. ”

A CARE e seus parceiros estão mobilizando recursos para prestar assistência às comunidades afetadas.

“Temos equipes viajando para áreas afetadas, como a província de Bohol e Guiuan, na província oriental de Samar, onde Haiyan atingiu o continente pela primeira vez”, disse Dulce. “Essas equipes avaliarão as necessidades das comunidades e fornecerão assistência crítica, incluindo abrigo de emergência, comida e água.”

Ele acrescentou que garantir que áreas remotas - muitas das quais foram isoladas após a destruição do tufão Haiyan - fossem apoiadas imediatamente após um desastre dessa magnitude era uma prioridade.

“Obter informações de e para áreas remotas e de difícil acesso ainda é extremamente difícil devido a quedas de energia, sites de telefones celulares inativos, estradas bloqueadas e fechamentos de aeroportos. A CARE e seus parceiros trabalharão para fornecer assistência às comunidades remotas afetadas por este desastre ”, disse ele.

Vietnã

Se o tufão Haiyan continuar no caminho certo, está previsto também que atinja o centro e o norte do Vietnã na manhã de domingo, nas mesmas áreas que foram afetadas pelas recentes tempestades, potencialmente causando mais danos à infraestrutura já enfraquecida. As equipes da CARE no Vietnã estão se preparando para um impacto potencial e trabalhando em estreita colaboração com o governo do Vietnã, que possui uma variedade de sistemas para alertar, evacuar e responder a emergências.

A CARE tem trabalhado nas Filipinas desde 1949, fornecendo ajuda de emergência quando ocorre um desastre e ajudando as comunidades a se prepararem para desastres. As respostas anteriores da CARE nas Filipinas incluíram o tufão Bopha em 2012 e o tufão Ketsana em 2009.

A CARE tem trabalhado no Vietnã desde 1989, entregando programas de desenvolvimento de longo prazo para comunidades vulneráveis ​​e pobres do país em estreita coordenação com as autoridades governamentais.

As equipes de resposta a emergências da CARE são especializadas no fornecimento de alimentos, água, abrigo e cuidados de saúde que salvam vidas. A CARE tem mais de seis décadas de experiência ajudando as pessoas a se prepararem para desastres, fornecendo assistência vital quando surge uma crise e ajudando as comunidades a se recuperarem após o fim da emergência. A CARE, que trabalha em 84 países ao redor do mundo, dá ênfase especial às mulheres, crianças e outras populações vulneráveis, que muitas vezes são afetadas de forma desproporcional por desastres. Em 2012, nossos projetos de resposta e recuperação de emergência alcançaram quase 14 milhões de pessoas em 40 países.

Contatos com a imprensa:

Nicole Harris, CARE USA +1.404. 735.0871 | nharris@care.org

Brian Feagans, CARE USA +1.404.457.4644 | bfeagans@care.org

Laura Sheahen, CARE USA +1.404.667.8299 | LSheahen@care.org

Reconstrução do tufão Haiyan: resultados até agora

Resumo de 4 páginas destacando os resultados até agora do Projeto de Reconstrução do Tufão Haiyan, financiado pelo Global Affairs Canada

Um ano depois: resposta de emergência e recuperação ao tufão Haiyan

Um ano depois, a CARE continua a alcançar famílias carentes e comunidades afetadas pelo tufão Haiyan.

Um ano após o tufão Haiyan

Da Ajuda de Emergência para "Construir com Segurança"

Três meses depois da tempestade

Atualização sobre a resposta da CARE ao tufão Haiyan