Venezuela: políticas de migração incompatíveis deixam pessoas deslocadas em condições terríveis entre as fronteiras

Refugiados venezuelanos no equador

QUITO (13 de setembro de 2018) - A comunidade internacional precisa urgentemente aumentar o financiamento e coordenar melhor seus esforços para apoiar centenas de milhares de refugiados da Venezuela, alerta a organização humanitária CARE.

Um número crescente de pessoas continua deixando a Venezuela em busca de segurança, enquanto os países vizinhos ficam cada vez mais tensos. “Os recentes desenvolvimentos políticos na Venezuela aumentaram as tensões na região, alimentados ainda mais por diferentes políticas de migração nos países anfitriões, incluindo Colômbia, Equador e Brasil”, disse Alexandra Moncada, diretora da CARE no Equador, onde mais de 500,000 venezuelanos buscaram refúgio. “Como resultado, centenas de refugiados venezuelanos estão presos entre as fronteiras.”

Mais de 2.3 milhões de venezuelanos de uma população total de cerca de 32 milhões deixaram o país desde 2014. Os países vizinhos promulgaram políticas que restringem o movimento através das fronteiras. Como resultado, mulheres, homens e crianças permanecem presos entre as fronteiras em condições terríveis, dormindo na rua em abrigos improvisados ​​sem acesso a serviços de saúde e expostos ao risco de agressão física, exploração e assédio sexual.

No dia 3 de setembro, o Ministério das Relações Exteriores e Mobilidade Humana do Equador realizou um Encontro Regional sobre as condições humanitárias dos refugiados que chegam ao Equador e outros países, com a participação de 13 países e o apoio de organismos internacionais. Entre as questões levantadas estavam as políticas de migração incompatíveis, a falta de fornecimento de informações jurídicas às pessoas deslocadas e a necessidade de atender às necessidades das pessoas vulneráveis, especialmente de crianças, mulheres grávidas e idosos. A reunião resultou na Declaração do Equador, que afirma que uma abordagem regional para a crise da Venezuela é urgente. Na próxima semana, as Nações Unidas planejam ativar um fundo de emergência.

“A Venezuela está passando pelo que poderia ser a pior crise de sua história recente”, diz Moncada, acrescentando que “governos e organizações internacionais precisam se coordenar melhor para responder a esta crise humanitária. Deixar os venezuelanos em uma situação tão volátil mina sua capacidade de trabalhar e ter acesso a cuidados de saúde, tornando-os cada vez mais vulneráveis ​​”.

Desde agosto de 2018, a CARE liberou US $ 200,000 de seu Fundo de Resposta a Emergências para iniciar nossa resposta. Atualmente, em parceria com organizações locais, a CARE está trabalhando nos abrigos informais em Quito, fornecendo apoio psicossocial e assistência jurídica a mulheres deslocadas e suas famílias. Nossas equipes também estão distribuindo kits de ajuda, incluindo cobertores, sabonetes, produtos de higiene feminina e fraldas, além de oferecer treinamento em áreas críticas como água, saneamento e higiene e prevenção da violência de gênero. Com o apoio de nossos parceiros financiadores, esperamos criar espaços seguros para os grupos afetados, especificamente para mulheres e meninas que sobreviveram à violência e ao abuso sexual.

“A situação deve piorar nos próximos meses”, diz Moncada. “Quanto mais esperarmos por soluções duradouras para os venezuelanos deslocados nos países vizinhos, mais complicadas se tornarão as implicações de longo prazo para a região.”

Em meados de setembro, a CARE está organizando uma reunião de advocacy em parceria com o ACNUR e o UNICEF, com foco na resposta à crise humanitária da Venezuela com o objetivo de discutir possibilidades e recomendações e melhorar a coordenação entre as diferentes partes. O encontro contará com a presença de Ouvidores da Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, México e Peru, além de representantes de organizações da sociedade civil.
Sobre a CARE:

Fundada em 1945, a CARE é uma organização humanitária líder no combate à pobreza global. A CARE tem mais de sete décadas de experiência ajudando as pessoas a se prepararem para desastres, fornecendo assistência vital quando surge uma crise e ajudando as comunidades a se recuperarem após o fim da emergência. A CARE dá ênfase especial às mulheres e crianças que são freqüentemente afetadas de forma desproporcional por desastres. No ano passado, a CARE trabalhou em 94 países para alcançar 80 milhões de pessoas, incluindo mais de 11 milhões por meio de resposta de emergência e ajuda humanitária.

A CARE tem prestado ajuda na Síria desde 2014 e já alcançou mais de 3 milhões de pessoas até o momento. Nosso trabalho está focado na segurança alimentar, meios de subsistência, abrigo, água e saneamento e apoio psicossocial para pessoas em crise. A CARE também trabalha na Jordânia, Líbano e Turquia com refugiados sírios e comunidades anfitriãs.

Para saber mais, visite www.care.org.

Contatos com a imprensa:

Mahmoud Shabeeb, +962-79-146-39-03 mshabeeb@care.org (com sede em Amã, Jordânia)

Nicole Harris, 404-735-0871 nharris@care.org